A arte do envelopamento perfeito!

O envelopamento de frota é um dos queridinhos da comunicação visual. Mas como em qualquer outra prestação de serviço, exige técnica, conhecimento e profissionalismo!
Vem com a gente conferir o passo a passo que vai garantir a qualidade das suas aplicações.
Tempo de leitura: 5 minutos
PASSO 1: A ESCOLHA DO VINIL AUTOADESIVO CERTO
A escolha do vinil autoadesivo ideal para o seu projeto de envelopamento de veículo depende da análise de uma série de detalhes. Vamos a eles:
- DURABILIDADE
Um envelopamento promocional (de vendas, campanha política etc.) exige um período de resistência da mídia muito pequeno. Aqui, estamos falando de alguns meses de durabilidade da aplicação deste adesivo.
Já o envelopamento de frota, por exemplo, em que o cliente espera um tempo de aproveitamento maior desse adesivo, entre 4 a 5 anos, a recomendação é o uso de um vinil bem mais resistente, ou seja, um adesivo tipo cast. Essa regra da durabilidade também vale para a personalização de carros de passeio. Nessa categoria, entram também os adesivos especiais, metalizados, texturizações e que podem imitar fibra de carbono, couro e outros. - TIPO DE SUPERFÍCIE DE APLICAÇÃO
O baú corrugado de caminhão é um desafio para muitos aplicadores, mas sabendo escolher o adesivo certo e conhecendo as características da mídia, o trabalho será um sucesso! Sempre que o veículo tiver curvas complexas e baixo relevo, a recomendação é o uso do vinil adesivo tipo cast, por melhor se adaptar a esse tipo de curva e não encolher. Outra vantagem desse adesivo é a sua fácil instalação, pois permite grande flexibilidade no momento que o aplicar está posicionando a mídia sobre a lataria.
A VinilSul é um dos maiores distribuidores multimarcas do país no segmento da comunicação visual.
Uma enorme gama de vinis para todos os tipos de projeto você encontra AQUI.
PASSO 2: PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE
Vinil escolhido? Chegou a hora começar a aplicação! Mas antes de começar seu envelopamento, ATENÇÃO:
o veículo deve estar lavado, limpo e seco. Na sequência, complete a limpeza com desengraxante.
Para finalizar este processo, passe um pano seco com álcool isopropílico para secar bem a superfície.
PASSO 3: APLICAÇÃO DO PRIMER
Passe o primer, com o auxílio de um cotonete, apenas nas partes que precisam de máxima fixação como nos contornos da lataria. Não use nas demais partes, pois isso pode dificultar o esticamento do filme. Deixe o produto já aplicado curar em contato com o ar, por 5 a 10 minutos.
Depois, aplique o filme no prazo máximo de 60 minutos. Passando deste tempo, será necessário aplicar o primer novamente.
PASSO 4: APLICAÇÃO EM CURVAS COMPLEXAS E BAIXOS RELEVOS
Posicione o filme com cuidado sobre a área de aplicação. Para moldar a mídia na superfície, utilize um soprador térmico a cerca de 15cm de distância da área de baixo relevo ou curva complexa. Use uma luva lisa e umedecida com uma mistura de água e sabão neutro para deslizar sobre a área. Aqui, a melhor opção é usar a lateral do dedo indicador e não uma espátula.
PASSO 5: PÓS-AQUECIMENTO
Atenção: Agora é hora de utilizar novamente o soprador térmico em uma velocidade de aplicação de 1cm/segundo. É neste processo que acontece a quebra do “efeito memória” do vinil.
A temperatura do soprador deve ser de no mínimo 95°C e no máximo 105°C. Use um termômetro infravermelho tipo pistola para regular a temperatura.
SEJA SEMPRE O MELHOR NO QUE FAZ 😉
Gostou deste conteúdo?
Então acompanhe nosso BLOG: dicas e tendências do mercado da comunicação visual.
👉 Aproveite e envie este conteúdo pra sua equipe de trabalho
Ainda tem dúvidas sobre quais materiais escolher para envelopamento? Converse agora mesmo com nossos especialistas.