Qual é a diferença entre tinta à base de água e tinta à base de solvente?

Diferencie os dois tipos de tinta, de acordo com suas características de formulação.

As tintas aquosas, ou à base de água, utilizam água como ingrediente primário, que age como veículo para depositar o colorante (corante ou pigmento) nos substratos. Deve-se notar que outros co-solventes (não-água) também são usados junto à solução de tinta para ajudar a formar o jato desejado e o resultado da impressão. Ao imprimir, a primeira camada de revestimento da mídia absorve a tinta. A água e os co-solventes, então, evaporam permitindo que a camada seque e retenha os colorantes.

As chamadas inkjet "solvente" imprimem seus trabalhos da mesma maneira. A diferença-chave é que usa solventes orgânicos (e não a água), para depositar os colorantes. Estes solventes são apropriados para penetrar na própria mídia, eliminando a necessidade de uma camada de revestimento especial (camadas de revestimento). Os solventes evaporam no ar, o que permite a secagem imediata do substrato. Como os colorantes geralmente são do tipo pigmento e curados no próprio substrato, as impressões são muito duráveis. E como nenhum tratamento especial é necessário para o substrato aceitar as tintas solventes, o custo das mídias é muito mais baixo.

Autor: 
VinilSul
© VinilSul 2010. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.
As diversas marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários. Código de Ética Anti-Spam. [Webmail] [Intranet]